quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

iPad: dúvidas sobre seu processador: será melhor que o da Intrisity?

Semana passada estava lendo no site da IEEE Spectrum (http://spectrum.ieee.org/computing/hardware/winner-intrinsitys-more-cerebral-cortex/1) sobre o processador que a Intrinsity digamos "criou" que utiliza a "Domino Logic"( http://en.wikipedia.org/wiki/Domino_logic) que implica em menos transistores chaveando durante o processamento, o que diminui bastante o consumo de energia do chip. Com isso torna possível a utilização de processadores com clocks de 1Ghz em produtos portáteis como celulares, por exemplo.
Vendo o vídeo promocional do Ipad no site da Apple, eles dizem que o clock do mesmo é de 1Ghz e que a bateria aguenta até 10 horas. Além disso, no vídeo o encarregado do Hardware diz que foi utilizado um processador projetado na Apple baseado na arquitetura ARM. Os rumores dizem, pcpalmente baseados nos produtos passados, que o processador seria baseado no da Samsung, o Hummingbird.
A pergunta que fica é será que a Intrinsity realmente fez um avanço significativo em termos de arquitetura de microprocessadores, pois parece que a Samsung tem um produto do mesmo nível...? Bom pode ser que a Apple esteja usando toda a área do iPad para bateria o que compensaria um processador mais ineficiente...

Fábio R. C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário