segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lâmpada a LED's no lugar da Fluorescente?


Num post anterior falei sobre o problema da eficiência dos leds de alto brilho. Mas fica a pergunta será que os Led's com a eficiência óptica atual já podem substituir uma lâmpada fluorescente com custo semelhante? A resposta mais provável é que não. Não há dúvida que os LED's podem substituir uma lâmpada incandescente pois em termos de eficiência óptica esses tipos de lâmpadas esquentam mais do que produzem luz... Porém as fluorescentes chegam bem nos 100 lumen/watts e tem custo muito baixo principalmente os modelos tubulares T8 e T12 e se for utilizado uma luminária que possua um refletor de alumínio bem eficiente a parte da luz que iria para o teto é refletida para baixo...
Hoje para fazer uma lâmpada a LED tubular com custo competitivo precisaria utilizar LED's brancos discretos de 5mm de alto brilho, pois são o de mais baixo custo... O problema é que devido a baixa eficiência desse tipo de LED(existem encapsulamentos SMD mais eficientes porém bem mais caros) o resultado final seria uma lâmpada tubular com metade da intensidade luminosa de uma lâmpada fluorescente equivalente.
Como o departamento de energia dos EUA está sempre na frente, eles já testaram alguns modelos de lâmpadas a LED T8 e T12 e compararam com as fluorescentes tradicionais, vale a pena conferir o relatório deles.. segue o link abaixo:
http://apps1.eere.energy.gov/buildings/publications/pdfs/ssl/troffer_benchmark_01-09.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário