
Os avanços da tecnologia empolgam e acabam em atitude radicais. Um exemplo é a tecnologia a LED. Dá pra perder um tempo, falando que os LED's são mais eficiente que as lâmpadas incadescentes, que é mais ecológico, que dura mais, etc.. etc... Mas a transição de uma tecnologia usada a vários anos, como as lâmpadas incadescentes, por exemplo, não pode ser feita de forma abrupta. O bom senso diz que tudo de novo, por melhor e mais vantajoso que seja, precisa ser testado e feita uma transição gradual.
É um consenso que mudar a tecnologia de lâmpadas incadescentes nos semáforos para LED só tem vantagens. Bom isso pode até ser verdade, pelo menos em lugares aonde não tem neve. Em cidade com invernos rigorosos a neve cobre o semáforos e o calor gerado pela ineficiência da lâmpada incadescente acaba ajudando derrentendo a neve que o encobria.
Isso mostra que é preciso ser muito cauteloso antes de adotar uma nova tecnologia. Agora fico pensando, como os fabricantes de semáforos a LED vão fazer pra resolver isso sem ter que voltar para lâmpada incadescente?